Diferente das profissões regulamentadas, a hipnose não é uma profissão e sim uma técnica que tem como principal intuito ser uma ferramenta para que o cliente atinja um estado ampliado de consciência e assim possa identificar as causas de seus insucessos e problemas através de insights e re-vivências (vivências do passado). Portanto, a técnica em si não tem como objetivo diagnosticar doenças, desvios psicológico ou de dar subsídios para a prescrição de qualquer medicamento. Muito menos analisar ou “trabalhar” com a mente de quem quer que seja. Diagnósticos e prescrições de medicamentos ficam restritas aos profissionais que possuem a capacitação para tal e ética ditada pelos respectivos conselhos profissionais. A hipnose não cura ninguém, a técnica pode proporcionar à pessoa que dela participa conhecer as origens de seus sentimentos e insatisfações.
Pensando assim, conscientemente, senti a necessidade de expressar neste espaço algo sobre ética e responsabilidade. Tendo em vista que ética é algo muito pessoal e independe da profissão ou grau de escolaridade, pois vemos tantas pessoas com excelente formação e sem nenhuma ética e do lado oposto, pessoas sem cultura extremamente éticas e honestas, passo a ter um compromisso público com meus clientes e pessoas a quem procuro ajudar.

Todos os clientes atendidos com a técnica são informados para que continuem a seguir as orientações dos profissionais de saúde que porventura estejam em acompanhamento, ou seja, que continuem com os medicamentos e/ou terapias indicadas por estes profissionais até que os mesmos prescrevam algo de forma diferente. São orientados também a comunicar seus médicos e psicólogos que estão participando deste programa de autoconhecimento. São mantidos registros de que os clientes aceitam e concordam com esta orientação.
Todas as pessoas atendidas com a técnica de hipnose são avisadas antecipadamente de que a técnica não é milagrosa ou mística, mas sim uma forma de se alcançar um estado de relaxamento onde pode se recuperar algumas memórias do passado e assim melhorar sua qualidade de vida.

Tendo respeito pelos seres que habitam este planeta venho informar que sou filiado ao SINTE, Sindicato de Terapeutas, registro CRT 44598. Este órgão regula e exige que seus filiados estejam em conformidade com a ética e respeito humano. Caso algum profissional filiado ao SINTE não esteja agindo de acordo com estes princípios deve ser denunciado através do email contato@sinte.com.br , encaminhando as devidas provas documentais.

Quer como terapeutas ou na vida, temos a responsabilidade de preservar a saúde e integridade das pessoas e seres vivos que habitam o universo.

DAS RELAÇÕES COM OUTRAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS

No relacionamento com profissionais de outras áreas, trabalho dentro dos limites das atividades que me são reservadas pela legislação e constituição e em reconhecendo casos que necessitem também dos demais campos de especialização profissional, aconselharei os clientes a recorrerem também a profissionais habilitados em tais funções.